BOSTON E O CGN




O movimento “Lei e Ordem” teve seu nascimento nos Estados Unidos da América com o firme propósito de conter o avanço da violência. É integrado principalmente por quem defende uma ideologia da repressão para conter um inimigo criado através do medo. A estratégia é difundir a ideia de que a criminalidade encontra-se sem controle criando um verdadeiro estado de desespero entre as pessoas que reclamam solução imediata para o angustiante problema da segurança pública.
        Em 2001 as Torres Gêmeas foram alvos de atos terroristas dando provas de que a política de “Tolerância Zero” é uma falácia e nenhum País na face da Terra está efetivamente seguro.
Após esse triste episódio, assistimos a imposição de duras restrições aos estrangeiros, uma onda de pânico entre os americanos, a invasão ao Afeganistão e finalmente a morte de Osama Bin Laden. Passados 1 ano e 11 meses, ou seja, às véspera de completar dois anos do extermínio do fundador da al-Qaeda, mais um atentado assusta a maior potência capitalista do mundo.
Qual será a reação? O que virá pela frente?
Não consigo enxergar legitimidade num movimento que alimenta o ódio e a aversão por quem pensa de forma diferente, por mais nobre que seja a causa.
Durante algum tempo fui simpatizante do comunismo. Era agradável a ideia de viver numa sociedade igualitária. Havia lido “Henfil na China”, “Olga” e “Perestroika”, sugeridos pelo meu falecido pai, comunista convicto até ser anistiado pelo Figueiredo, quando voltou a receber seu soldo militar (não conseguia dividir sua renda nem com a minha mãe, que era professora e ganhava bem menos que ele).
Com o tempo fui entendendo que determinado sistema, forma e regime de governo para funcionar dependem do grau de evolução de seu povo e que a educação de boa qualidade é fator preponderante nesse processo.
A professora Vera Pereira de Andrade, pós Doutora em Direito Penal e Criminologia, afirma em um de seus artigos que no senso comum do capitalismo globalizado sob a ideologia neoliberal (CGN) domina uma leitura da criminalidade violenta de rua como sendo o grande inimigo causador da insegurança individual e coletiva. O controle penal desse capitalismo está às voltas com o problema da estabilização da ordem, gerados e agravados pelo desemprego, aumento da pobreza, individualismo e intolerância para com o outro, traduzido no excesso de pessoas tratadas como lixo humano, “multidão”, os “novos impuros”.
Refletindo sobre o ensinamento da professora catarinense, penso que os grandes inimigos da paz social são: a intolerância, o egoísmo traduzido num crescente individualismo e o orgulho.
Para atingir essa tão almejada pacificação precisamos de líderes que beirem a perfeição possuindo virtudes como tolerância, altruísmo e humildade.  Infelizmente os nossos líderes são reflexos de nós mesmos.
Aqui no Brasil temos líderes sem autocontrole: que fala aos berros com seus assessores, que não consegue tratar os seus pares de forma respeitosa, que não tem o menor pudor em representar seus colegas, mesmo respondendo a processos criminais. Esses são os nossos líderes: que não controlam a si próprios.
É... e o mundo vai mal de líderes, que o diga a Corea do Norte. 
Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos já fez seu pronunciamento a respeito da bomba: vai encontrar o responsável ou responsáveis. Vamos esperar para ver se o grau de “Tolerância” continuará “Zero” ou se será ainda menor que isso.

Tânia Regina de Matos
É Defensora Pública


Comentários

Luma Rosa disse…
Belo texto, Tânia!!

Uma sociedade com tantos problemas e diferenças, não irá encontrar a solução para os seus males de uma hora para outra. A evolução de um povo, nunca é igualitária, já que as oportunidades para cada cidadão depende daquilo que o Estado lhe oferece. O que vemos é a negação do básico para que o cidadão possa traçar o caminho do bem. Vive-se mais ou menos, ou melhor, sobrevive-se.

Quem é do bem, faz um esforço tremendo para permanecer no caminho do bem, mas o cidadão que tem fragilidades de caráter, encontra mais facilidade para descambar para o lado corrupto da vida.

Esse mesmo cidadão frágil de caráter, é o que está mais exposto para ser manipulado pelo sistema. Esse controle do Estado através do medo é antigo e outros sistemas também fazem uso dessa manipulação, como vemos na mídia.

Procura-se um ídolo, um mártir, um herói... que não achamos mais em lugar algum...

Quem será o melhor governante do mundo? Quem terá o maior poder em um bando? Qual o melhor esportista? A moça mais bonita? O intelectual que ditará as novas regras filosóficas? Cada setor procura eleger aqueles que possuem melhor eficiência, mas em um mundo em que a cada 5 minutos, se elege uma novidade, terá o controle, aquele que tiver mais informação/comunicação com as massas.

Como escreveu Thomas Hobbes: ‘Uma grande multidão institui a uma pessoa, mediante pactos recíprocos uns aos outros, para em nome de cada um como autora, poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum’. O soberano é aquele que representa essa pessoa. Nada mudou desde, mais ou menos 1600, quando Thomas Hobbes escreveu sobre o papel do Estado na vida das pessoas.

Obama quer ser o líder, o senhor do medo? Um líder derrotado por seus próprios concidadãos...

Bom fim de semana!!
Beijus,

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL