PORQUE EU SOU ATIVISTA DA AMAMENTAÇÃO?


Gente são tantos os motivos, um deles é porque eu mesma apesar de enorme esforço quando tive meu filho, não consegui alimentá-lo de forma exclusiva com o leite materno. E não foi falta de tentar. Fui muito insistente. 

Quando estava perto de completar um mês, o meu filho continuava com praticamente o mesmo peso de quando havia nascido. Então, o pediatra me deu o últimato: ou entra com a mamadeira ou seu filho vai ficar subnutrido. Diante disso e depois de ter tentado canjica, alfafa, plasil e um cem número de simpatias... fui vencida pelo médico. 

A explicação foi de que eu havia feito uma cirurgia uns três anos antes do nascimento do meu filho nas duas mamas para retirar um fibradenoma, intervenção que pode ter afetado a produção de leite.

Numa das aulas de especialização em psicnálise que fiz, ouvi um professor dizer que o primeiro prazer que a criança sente na vida é a sucção do seio da mãe. Como eu poderia negar isso ao meu bebê? Não me abstive de oferecer o seio, mesmo sabendo que seria insuficiente para nutri-lo. Ele continuou sugando até completar o terceiro mês. 

Pode até ter gente que pense de forma contrária, mas acho que o contato físico com a criança é o primeiro passo para estabelecer intimidade com ela. É claro que este vínculo começa no útero, mas muitas mães, em razão do trabalho, acabam pulando essa etapa. Ao sair da maternidade entregam o infante nas mãos da babá delegando a esta praticamente todos os cuidados, inclusive, a alimentação. Que pena!

Mas as coisas estão mudando...

Nem mesmo os pais estão abrindo mão de cuidar dos filhos. Recentemente um pai conseguiu na Justiça direito de licença-paternidade de 120 dias... mesmo não amamentando rsrsrs

O fato aconteceu em Campinas e é inédito até o momento, pois, foi a primeira vez que um pai sem ser viúvo ou adotivo conseguiu o benefício.

Marcos Antônio Mendonça de 36 anos, conseguiu a guarda do filho uma semana após o nascimento porque a mãe não queria cuidar da criança.

Sem parentes na cidade e impossibilitado de matricular o filho em uma creche antes de cumprir o ciclo de vacinas, Melo chegou a levar o bebê ao trabalho por não ter com quem deixá-lo.
 
Segundo a defensora pública que acompanhou o caso, Fernanda Zanetti, Melo levou o bebê com ele até mesmo quando foi procurar auxílio na Defensoria Pública da União. "A situação era rara, mas era claro o empenho dele em cuidar do filho e a necessidade urgente de conceder o auxílio", disse.

O juiz federal Rafael Andrade Margalho concedeu a liminar para o pagamento do salário paternidade pelo INSS por 120 dias, que podem ser prorrogados por mais 60. Segundo ele, foram considerados precedentes de casos de adoção, em que outros pais conseguiram o direito.

Comentários

Luziane disse…
Oi Tania, recentemente passei por isso. Cecília está com 4 meses e meio. Tive muitos problemas para amamentar, ela passou fome por alguns dias e só perdia peso. Sofri muito com tudo que se pode imaginar. Tive fissuras no peito, fungo e já com três meses, para completar mastite. Mas, lutei, assim como vc. E felizmente consegui continuar a amamentar. Lembro que no começo ao vê-la mamar fora do meu peito, eu ficava angustiada. Eu chorava e dizia: eu quero dar de mamar, quero que ela mame no meu peito. Foi muito difícil, mas venci!! Hoje a minha gosotosa mama feliz no meu peito e para mim não tem prazer maior que isso.
Admiro muito você e imagino que vc deve ter lutado muito!! Vc é um exemplo! Parabéns pelo artigo! Beijos
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luma Rosa disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL