28 de Maio - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher

Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres. Dossiê vai mostrar as experiências exitosas em direitos sexuais e reprodutivos no País

"A saúde e direitos sexuais e direitos reprodutivos são direitos humanos e cidadania. Que o Estado os garanta, proteja e promova” é o apelo da atual Campanha 28 de Maio, Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher iniciativa da Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe – RSMLAC e articulada no Pais pela Rede Feminista de Saúde,Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Este dia está integrado ao calendário brasileiro como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, embora neste ano a violência de gênero e o aborto inseguro ganhem muito destaque. Ao se entrelaçar todos estes dois temas que envolvem a saúde, os direitos sexuais e os direitos reprodutivos, em especial a mortalidade materna - percebe-se que no Brasil, as imensas desigualdades sociais e a ofensiva dos setores conservadores e fundamentalistas produzem a exclusão e o distanciamento das mulheres à saúde, ao exercício da cidadania e, por conseguinte, à violação de seus direitos humanos fundamentais.

A Rede Feminista de Saúde tem se empenhado na luta pela implementação dos marcos de saúde sexual e reprodutiva. Para tanto, tem realizado e apoiado reuniões, oficinas, seminários, atos públicos visando o fortalecimento de suas filiadas. Tem integrado mobilizações de interlocução com o Congresso Nacional quando o debate é sobre morte materna, aborto inseguro ou violência, numa perspectiva de saúde e direitos humanos. Investe na permanente capacitação para o controle social.

CONTROLE SOCIAL - As reflexões deste 28 de Maio devem pairar sobre os obstáculos que dificultam a formação de um campo favorável ao avanço dos direitos sexuais e reprodutivos não de forma isolada, mas num conjunto de medidas necessárias que garantam as mulheres o acesso a serviços de saúde de qualidade. Mesmo com as dificuldades que se apresentam, a Rede Feminista de Saúde mantém o compromisso com as instâncias de controle social.

Atividades que serão reveladas nos relatos das experiências exitosas apresentadas pelas filiadas e movimentos de mulheres e constarão da publicação eletrônica a ser veiculada em junho próximo pelo site da Rede: http://www.redesaude.org.br e também no sítio de Maria Mulher: http:// www.mariamulher.org.brorganização filiada à RFS que se associou a esta iniciativa. A idéia desta ação foi criar uma interface nacional para a Campanha 28 de Maio e incentivar o debate e a sistematização do trabalho do movimento de mulheres.

Confira a programação para o dia de hoje em diversas cidades do Brasil:

Dia 28

Rio de Janeiro

· Às 10 horas, no plenário da Assembléia Legislativa realização de uma audiência pública organizada pelo Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Mortalidade Materna e Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj. À tarde, a partir das 14 horas, Atividade de Rua pelo Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher tendo como local a Rua Uruguaiana. Na organização do evento está o Coletivo de Mulheres Negras e a Regional Rio de Janeiro da Rede Feminista de Saúde. Distribuição de materiais e divulgação de ações sobre prevenção à mortalidade materna, prevenção ao câncer de mama e outros temas relacionados à saúde da mulher.

Florianópolis

· A Casa Mulher Catarina,entidade filiada à Rede Feminista de Saúde, Regional Santa Catarina, que neste mês de maio comemora 20 anos de fundação, realiza,às 14 horas desta quinta-feira, o Seminário A Saúde da Mulher e os Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: Correntes e Tendências. Palestra e Debate com a Doutora em Filosofia,Sonia Philippi e com a Doutora em Epidemiologia,Karen Glanzen. As debatedoras são professoras da Universidade Federal de Santa Catarina que sediará o evento no auditório da Reitoria.



IMPERATRIZ

· Panfletagem durante o dia exigindo a implantação e funcionamento imediato do Comitê de Morte Materna e ato público em defesa do SUS e pelo Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Porto Alegre

· Audiência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher com o Secretário Estadual de Saúde sobre o tema dos serviços de atenção às vítimas da violência sexual.

· Ás 14 horas na Assembléia Legislativa do RS acontece o debate: A integralidade da saúde das mulheres e o impacto do aborto inseguro na vida das mulheres. Ainda no mesmo local e logo após o encerramento do debate a segunda apresentação da Frente Contra a Criminalização das Mulheres e Legalização do Aborto. A promoção é do Movimento de Mulheres - Rede Feminista de Saúde - Marcha Mundial de Mulheres - Jornadas Brasileiras pelo Aborto Legal e Seguro - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Federação dos Bancários - Fórum Municipal da Mulher - ONGs - Coletivo Feminino Plural, Themis, Maria Mulher, Centro Hygia, Amaterna, Fecosul, Liga Brasileira de Lésbicas.

· No Centro de Estudos de Aids/DST do RS – CEARGS,Rua Fernando Machado,480,às 19 horas,palestra com Carmen Lucia Paz, militante do Movimento de Prostitutas de Porto Alegre e Cientista Social e Pós-graduada em Direitos Humanos/Ufrgs. O tema é exploração sexual comercial de mulheres, adolescentes e crianças e sua interface com a violência intrafamiliar e extrafamiliar.


Comentários

zilda disse…
olá tania td bem, eu gostaria de saber se vc conhese o wellington mateus dorigão , e´k eu sou mãe dele e ele esta ai em cuiaba mt e esta preso eu morro em limeira sera k eu consigo falar com vc o mais rapido posivel obrigada pela conpreenão ,eu agradeço desde ja eu mãe zilda

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL