MT apresentará propostas na jornada nacional sobre Lei Maria da Penha



Conscientizar a magistratura sobre a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), independente da área de atuação de cada magistrado e criar uma rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica. São propostas elaboradas por dois juízes de Mato Grosso que serão apresentadas durante a III Jornada de Trabalho sobre a Lei nº 11.340/2006, que será realizada no dia 30 de março em Brasília, pelo Conselho Nacional de Justiça. O objetivo desse encontro é discutir a efetividade da Lei Maria da Penha e possibilitar que os participantes compartilhem experiências. Os juízes atuantes nas varas especializadas em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher das Comarcas de Cuiabá e de Cáceres, Ana Cristina Silva Mendes e Geraldo Fernandes Fidelis Neto, respectivamente, foram indicados pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, para representar o Judiciário Estadual no evento.
A juíza responsável pela Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, idealizadora do projeto de conscientização dos magistrados, também ministra palestras em todo o Estado para públicos diversos. A magistrada informou que irá defender em Brasília a importância de que todos os juízes, mesmos os não atuantes diretamente nas varas especializadas, conheçam e defendam a Lei Maria da Penha. “A conscientização proporciona uma união de forças no combate a violência doméstica”, assegurou. A juíza Ana Cristina Abdalla ressaltou ainda que, como todos os magistrados atuam em plantões, é necessário que conheçam o que determina a lei, pois poderão proferir decisões, em caráter de urgência, sobre essa matéria.
Outro projeto a ser apresentado durante a jornada é uma experiência vivenciada na Comarca de Cáceres, de implementação da Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. As inovações que já estão em processo de incorporação nessa Rede de Proteção, de acordo com o juiz responsável pela Vara Especializada em Violência Doméstica de Cáceres, Geraldo Fidelis, tornarão o modelo mais democrático e participativo. Atualmente, 47 instituições integram a Rede, entre organizações não-governamentais, clubes de serviço, Polícia Militar, Alcoólicos Anônimos, faculdades e outros. “O nosso grande desafio é articular e organizar a Rede, visando um tratamento diferenciado e humano a todos os participantes desse drama social, que é a violência doméstica”, finalizou.
Pioneirismo - Mato Grosso foi o primeiro Estado no país a implantar varas de violência doméstica e familiar contra a mulher, assim que a Lei 11.340 entrou em vigor, em setembro de 2006, na capital do Estado. Atualmente a comarca de Cuiabá conta com duas varas especializadas e as comarcas de Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres possuem uma vara especializada cada. Nas demais comarcas a função é desempenhada pelas varas criminais.
Fonte: www.tj.mt.gov.br

Comentários

Anônimo disse…
Tânia, você vai participar? Depois conta como foi! Boa semana! Beijus

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL