Igualdade de gênero


Minha amiga Ana Lúcia Ricarte escreveu esse artigo ontem e eu concordo em grau, gênero e número:


Como presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso recebi com indescritível satisfação a notícia de que a lista sêxtupla para preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região pelo quinto constitucional é formada por três advogadas e três advogados. Considero a decisão como um passo importante da OAB/MT rumo ao respeito pela igualdade de gênero.

Acredito que o Conselho Seccional da OAB-MT é um exemplo a ser seguido em todo País, pois ao fazer a escolha de forma equitativa entre os candidatos preparados e formados por advogados e advogadas demonstrou respeito à igualdade de gênero, uma vez que tanto as colegas advogadas quanto os colegas advogados estão tecnicamente gabaritados para ocupar a vaga no Tribunal do Trabalho da 23ª Região, conforme reconheceu o presidente da Ordem, Francisco Faiad.

A igualdade entre homens e mulheres é um princípio fundamental da democracia e está inclusa entre as lutas e movimentos encampados pela OAB. Aliás, esta igualdade de gênero tem sido uma das nossas bandeiras como presidente da CDM, advogada e mulher.

E neste contexto quem ganhou com a decisão não foi apenas a advocacia mato-grossense, mas, muito mais, a sociedade mato-grossense. Por isso, parabéns ao Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, parabéns às advogadas conselheiras, secretária-geral e a todas as escolhidas que vão concorrer ao mais alto cargo da magistratura federal. Este é o primeiro passo rumo à igualdade de gênero.

Ana Lúcia Ricarte é presidente da Comissão do Direito da Mulher da OAB-MT e 2ª vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá. E-mail: analucia@analuciaricarte.adv.br

Comentários

Rose disse…
Amoredaminhavida, tentei copiar a "notícia " do jornal via e-mail enão consegui, mas valeu!
Um grande beijo do tamanho de um queijo Minas.

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL