Modelo de Estatuto de Conselho da Comunidade - Execução Penal

Não fui eu quem redigi. Tive acesso, gostei, estou postando para quem queira adotá-lo como modelo.

Estatuto do Conselho da Comunidade de Várzea Grande.

Da Constituição

Art. 1º Fica criado o Conselho da Conselho da Comunidade de Várzea Grande, sociedade civil, constituída em 01/04/05, sem fins lucrativos e sem prazo determinado, com sede e foro na Comarca de Várzea Grande, Estado de Mato Grosso, neste estatuto designado “Conselho”.

Dos Fins

Art. 2º O Conselho destina-se a auxiliar as autoridades Judiciárias e Policiais em todas as tarefas de readaptação dos sentenciados, presidiários e egressos dos presídios na Comarca de Várzea Grande ao meio social, bem como, em situações as quais indiretamente lhes disserem respeito.

Dos Sócios

Art. 3º O Conselho é constituído de três categoriais de sócios: natos, conselheiros e contribuintes.

§ 1º São sócios natos: membros da magistratura que tiver, segundo a Lei de Organização Judiciária, o encargo da Corregedoria das Penitenciarias, cadeias e Delegacias de Policia da Comarca; Juízes Criminais Titulares de Varas na Comarca e que assim o quiserem; membro do Ministério Público em exercício junto a vara de Execução Penal; o Diretor da Penitenciárias, Cadeia Pública, Delegacia de Policia que tiver sob sua responsabilidade algum executado; um representante da Prefeitura Municipal designado pelo Prefeito Municipal; representante da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande, um representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; um representante da defensoria Pública com atuação na Comarca; e representante do Conselho Regional das Assistentes Sócias de Várzea Grande.

§ 2º São sócios conselheiros, em número não superior a cinqüenta, cidadãos de reconhecida idoneidade sem distinção de raça ou credo, indicados por qualquer dos sócios natos e nomeados em portaria do juízo da Corregedoria Permanente dos Presídios ou que se fizeram presentes no ato da fundação do Conselho.

Da Assembléia Geral

Art. 4º A Assembléia Geral se reúne uma vez por mês, às 14 h, na sala de audiências da 5ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, e, extraordinariamente, por decisão da Diretoria e convocação do Presidente por edital em jornal de grande circulação nesta cidade, com antecedência mínima de 8 (oito) dias, ou por pedido escrito de 1/3 (um terço) dos sócios conselheiros. A presença de 2/3 (dois terço) dos sócios conselheiros dispensa a publicação de editais.

Da Administração

Art. 5º O Conselho é administrado por uma Diretoria eleita em Assembléia Geral em reunião ordinária, com mandato de 2 (dois) anos e constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, um Primeiro secretário, um Segundo Secretário, um Primeiro tesoureiro e um segundo tesoureiro, onze vogais, dentre os sócios conselheiros, podendo ser reeleita.

§ 1º A Diretoria se reúne mensalmente, quando das Assembléias Gerais ordinárias, ou extraordinárias tanta vezes quantas se fizerem necessárias, a juízo do \Presidente, por solicitação escrita de três diretores ou por solicitação do Juiz Corregedor de Várzea Grande.

§ 2º O Conselho é representado civilmente pelo Presidente da Diretoria, em juízo ou fora dele, ativa, passiva, judicial e extrajudicial.

§ 3º As Vagas verificadas na Diretoria são preenchidas por ela mesma na primeira reunião após sua verificação.

§ 4º O Conselho não remunera, por qualquer forma, os cargos da Diretoria e não distribui lucros, bonificações ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto. Trata-se de trabalho voluntário na forma da lei especifica.

Da Competência dos Diretores

Art. 6º Compete ao Presidente:

a) Cumprir e fazer cumprir todas as disposições legais, determinações das autoridades competentes nas esferas de suas atribuições e as disposições do presente Estatuto;

b) Determinar o recebimento das contribuições e donativos e mandar registrá-los em livros próprios, de modo que, em qualquer tempo, os sócios possam verificar o exato recolhimento em favor do Conselho.

c) Convocar as Assembléias do Conselho e a elas presidir.

d) Tomar medidas de caráter urgente, não previstas nesses Estatutos, sujeitando-as à provação da Diretoria.

e) Assinar, com o Tesoureiro, os balancetes mensais e o balanço anual da receita e da despesa;

f) Visar às contas a serem pagas pelo Tesoureiro;

Art. 7º Compete ao Vice-Presidente:

a) auxiliar e substituir o Presidente na direção do Conselho;

b) cooperar, quando solicitado, nas tarefas dos demais diretores;

Art. 8º Compete ao Primeiro Secretário:

a) Apresentar e ler todo o expediente e escrever as atas, nas reuniões;

b) Organizar o serviço da secretária, concentrando nela toda a escrituração do Conselho;

c) redigir e fazer expedir toda correspondência.

Art. 9º Compete ao Segundo Secretário:

a) Auxiliar e substituir o Primeiro Secretário em todos os seus afazeres;

b) Cooperar, quando solicitados, nas demais tarefas;

Art. 10 Compete ao Primeiro Tesoureiro:

a) Assinar balancetes e balanços;

b) Arrecadas e guardar, sob sua responsabilidade, todas as importâncias e bens do Conselho;

c) Guardar os livros e documentos comprobatórios da receita e de despesa.

Art. 11 Compete ao Segundo Tesoureiro:

a) Auxiliar e substituir o Primeiro Tesoureiro em todas os seus afazeres;

b) Cooperar, quando solicitado, nas demais tarefas.

Art. 12 O Conselho Fiscal e Consultivo será formado pelos sócios natos e conselheiros, e a ele compete:

a) Julgar todos os atos praticados pela Diretoria;

b) Destituir e eleger nova Diretoria, quando houver razão para isso; e

c) Julgar os auxílios e empréstimos que forem solicitados.

Da Manutenção

Art. 13 O Conselho é mantido pela contribuição de seus sócios, doações, subvenções, legados, trocas, rendas patrimoniais e outros, e qualquer superávit reverter-se-á em beneficio do próprio Conselho, exclusivamente dentro do País, vedada a sua remessa ao Exterior.

Do Patrimônio

Art. 14 O Patrimônio do Conselho constitui-se de bens imóveis, móveis, veículos, semoventes, títulos e outros valores adquiridos por compra, doação, troca, subvenção ou legado.

Da Dissolução

Art. 15 O Conselho só pode ser dissolvido por recomendação da Diretoria e votação de 2/3 (dois terço) dos sócios presentes a uma Assembléia Geral Ordinária, em cuja convocação constam os motivos da dissolução.

Parágrafo Único. Em caso de dissolução, o patrimônio do Conselho reverter-se-á em beneficio de uma instituição congênere designada pela Assembléia Geral que decidiu a dissolução e registrada no Conselho Nacional do Serviço Social.

Da Reforma do Estatuto

Art. 16 Este Estatuto pode ser reformado por proposta da Diretoria e aprovação da Assembléia Geral por voto de 2/3 (dois terços) dos membros presentes e votantes.

Da Disposição Geral

Art. 17 Os sócios de qualquer categoria e os membros da Diretoria não respondem subsidiariamente pelas obrigações sociais do Conselho.

Art.18 O Juiz de Direito Corregedor dos Presídios de Várzea Grande, com o apoio da metade mais um do sócio-conselheiro, pode destituir de suas funções qualquer diretor, ou determinar a eliminação do rol dos sócios, do nome de qualquer associado.

Art.19 A diretoria organiza um regulamento para este Estatuto e o submete à aprovação dos sócio-conselheiros, em reunião presidida pelo Juiz de Direito Corregedor dos Presídios de Várzea Grande.

Art.20 Os casos omissos nesse Estatuto são resolvidos pela Diretoria.

Disposição Transitória

Art.21 O Conselho da Comunidade de Várzea Grande terá um Presidente e um Vice-Presidente de Honra, eleitos na forma do Art. 5º, os quais são coordenadores da Direção Executiva e dos grupos de apoio às atividades estatutárias, cabendo ainda ao Presidente convocar e dirigir as Assembléias Gerais.

Várzea Grande, 28 de abril de 2005.

Comentários

Rose disse…
Linda, não está sendo fácil ficar longe desse troço de internet, viu?Tou seca e esturricada de tantas saudades.
Te amo muito.
Maria Fernanda disse…
Olá minha querida,
Bacana, não conhecia.
bjs

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL