Mulher agredida recebe indenização de R$ 50.000,00


O Juiz Émerson Luis Pereira Cajango, da comarca de Mirassol D'Oeste, condenou o Estado de Mato Grosso a indenizar uma mulher que sofreu agressões físicas de policiais, enquanto estava aprisionada. Conforme a determinação, o estado deverá pagar, a título de danos morais, o valor de R$ 50 mil para a vítima, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês a partir da citação inicial. Cabe recurso à ação.

Segundo os autos, a vítima estava à espera de uma carona para seguir viagem até a cidade de Cáceres, na companhia de outra pessoa às margens da rodovia BR 174, na região de Porto Esperidião e foram abordados por policiais civis. Sem nenhum motivo justificado, conforme as alegações da vítima, elas foram presas sob a acusação de formação de quadrilha.

Além da prisão ilegal, a autora da ação, afirmou que foi agredida fisicamente pelos policiais. O fato lhe causou lesões em todo o corpo. A vítima alega ainda que foi obrigada, por meios escusos de coação e selvageria, a assinar um termo de interrogatório, na forma e versão policial.

Depois de sete dias que estava presa, a vítima foi encaminhada para fazer exame de corpo de delito e as agressões foram constatadas. Na defesa, o Estado de Mato Grosso, alegou que só há prova da existência de lesões corporais e não que estas foram praticadas pelos agentes policiais, que são funcionários do Estado.

Para o Magistrado, a palavra da vítima sobre o caso tem grande relevância, "mormente, quando as circunstâncias e os fatos apresentados nos autos levam-nos a crer que suas alegações são verdadeiras", destacou. Ele explicou ainda que delitos como o caso em questão "são realizados às escuras, sem qualquer testemunha, e sempre em total domínio dos agressores".

Com relação ao fato da vítima ter feito o exame de corpo delito sete dias após a sua prisão, e mesmo assim, constatou-se a presença das lesões, para o Magistrado o quadro probatório levou a crer que estas foram realizadas enquanto a mesma encontrava-se presa. Os depoimentos de testemunhas que visitaram a vítima enquanto estava presa, conforme o Magistrado, também contribuíram para manter a versão da autora da ação.

Quanto ao pleito da autora em ser indenizada pelos danos sofridos enquanto estava presa, o Magistrado explicou que, "estamos diante da chamada Responsabilidade Objetiva ou Extracontratual, onde o Estado será responsabilizado pela 'culpa in vigilando', isto é, pelo não cumprimento do dever que ele tinha em 'vigiar' aqueles que o representa, agindo em seu nome".

Na decisão o Magistrado destacou que "quanto à existência do dano moral, percebe-se que a autora restou presa, e quando lá estava, sofreu agressões físicas, o que é inaceitável em nosso ordenamento jurídico, gerando inegáveis constrangimentos (...) Não se pode admitir a impunidade, devendo o ente estatal, ora requerido, reparar o prejuízo moral causado". (Os dados do processo não foram fornecidos pela fonte).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ROTEIRO DE ABERTURA DE EVENTOS EM GERAL

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio

TRAIÇÃO GERA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR ou DIREITOS NA RELAÇÃO EXTRACONJUGAL